O QUE SOMOS?

Minha foto
Rio Grande do Norte
.“O chamado staff científico é composto por estudiosos de várias áreas, especialmente teóricos do teatro e antropólogos, ligados a universidade e centros de pesquisa. Podem participar das aulas práticas e atuam como dinamizadores nos chamados Gardens – grupos de trabalho em que se discutem temas ligados a antropologia teatral, os Gardens se destinavam instituir ao ar livre: A terceira parte da manhã destina-se ao trabalho com os grupos temáticos, designados Um Jardim de Luz e Sombras – a técnica das oposições, ou, mais simplesmente, Gardens (Jardins), como o chamávamos”... (MARIZ, 2008, p. 21. A ostra e a pérola)

quarta-feira, 20 de novembro de 2013



NATAL, 20/11/2013, UFRN, DEART
Fazemos desta, carta comunicado da desocupação do espaço do Departamento de Artes por parte do grupo instalado nos corredores e sala 04 do mesmo, desde o dia 07/11/2013, designado OkupaGarden.
Mais uma vez, a covardia e a falta de compromisso dos representantes do estado silenciou uma proposta que visava o aprimoramento e benefício social. Sentimo-nos traídos e amedrontados pelo seu poder absolutista irrefreável e incapaz de dialogo.
Em face das ameaças e manobras estratégicas para a tentativa de incriminar a valorização estética do prédio, desde a remoção do espaço de convivência construído pela arte cooperativa dos alunos, associando a intervenção da ocupação - legitimada e reconhecida por diversos professores e artistas como relevante e pertinente - a qualquer ato isolado sem resolução, em boataria de baixo nível intelectual ou requinte criativo, decidimos reformular nossa participação no processo de edificação de um departamento melhor para todos.
Associando a ocupação à arbitrariedade do Ilmo. Sr. Marcos Alberto Andruchak de suspender o acesso às salas do departamento e, assim, todo o funcionamento administrativo e as aulas, bem como a suspensão dos serviços de manutenção, já tínhamos perdido grande força estudantil, pois, infelizmente, também alguns professores sustentaram essa visão distorcida e interessada em suprimir a realidade desoladora dessa administração incompetente, inclusive coagindo alunos durante as aulas.
Um golpe mais duro sofremos com a sabotagem dos serviços de acesso à internet, que afetou unicamente o departamento de artes durante os últimos 07 (sete) dias, impossibilitando nossa comunicação para exposição da nossa versão dos fatos, sempre manipulada e floreada ao bel prazer da imprensa sensacionalista e à sombra dos interesses do comércio de senso comum. Hoje, no dia 20/11, ao primeiro sinal da desocupação, o serviço foi reestabelecido “milagrosamente”.
Ao sermos severamente coagidos pelo Ilmo Sr. Prof. Herculano Ricardo Campos também percebemos que a situação lidava com a criação de medo nos administradores, coagidos por sua vez pela grande mão do poderio de mais alto escalão, provavelmente. No entanto, não esperávamos a covardia e a baixeza desses senhores de promover um verdadeiro festival de boataria, associando atos de invasão e vandalismo em outro departamento à ocupação, permitindo que uma causa que levantou questionamentos estético filosóficos, administrativos e sociais fosse rebaixada a uma necessidade fisiológica de algum transeunte que encontrou a janela aberta e nenhum segurança a postos, mobilizando a força policial federal para a questão, ao invés de tomar o diálogo, tantas vezes prometido, como meio de solucionar a questão.
Acreditamos que, em algum momento, a verdade prevalecerá sobre a manipulação ardilosa desses senhores, corruptos em todos os 14 dias de ocupação. Pedimos esperançosos a averiguação imediata dos fatos, que permitiram que artistas chegassem a ser interrogados, pois é obvio que se trata de mais uma chula demonstração de despreparo e ignorância deles que, hoje também, faltaram ao serviço para com a comunidade acadêmica e, assim, faltaram com toda a sociedade que lhes assegura o emprego.
Abandonamos o prédio neste dia 20/11/2013 a fim de preservar o caráter pacífico e interessado na plena integridade moral, física, psíquica e espiritual dos artistas aqui empenhados. Integridade ameaçada pela total desconsideração por parte da reitoria, direção e chefia desse departamento que vem lidando com a questão de sua liberdade de expressão e infraestrutura básica de forma a não oficializar suas medidas com datas ou comprovação satisfatória ou, ao menos, crível.
Contando com a cooperação das autoridades envolvidas, temos este compromisso assinado pelo Prof. Olavo Bessa
aqui presente, comprometendo-se com a integridade física, moral e imputável pela ocupação e intervenções artísticas daqueles que agora abandonam o prédio, vistoriada e registrada em fotografias e vídeo.
            Esse é o começo de um longo processo artístico e informacional. Queremos educação de qualidade e respeito com a expressão do sujeito.
Grato e esperançoso; 


Comitê temporário de assuntos urgentíssimos.

2 comentários:

  1. O que me espanta é vocês não fazerem a relação com a invasão, roubo e ameaças na DASS com a saída de vocês. Alguém escreve se denunciar morre, pixa paredes com coco, levam leptops instituionais no dia 19/11/13 e vocês são convidados a deixarem o prédio do DEART dia 20/11/13. Para mim isso foi proteção a vocês não aos servidores. Porque se algum de nós morrer nos próximos dias ou tivermos qualquer problema de caráter violento os principais suspeitos serão as pessoas que já andam pixando a Universidade - vocês - Logo, o ato de retirada foi BOM PARA VOCÊS. Embora ainda andem pixando Viva o amor , alguém anda pixando, mas a gente vai ter a tendência a pensar que a obra (literalmente no sentido de obrar - colocaram merdas nas nossas paredes) de arte foi feita por vocês. E que se eu ou alguém daqui morrer nos próximos dias quem seria suspeitos? os alunos que invadiram o DEART. Com a saída de vocês tudo ficará mais disperso. Bom, eu estava viajando quando o CRIME aconteceu. Soube via INTERNET. QUE aliás, NÃO FOI SÓ A DO DEART CORTADA. Os servidores e o serviço da DASS e DDP foram suspensos também. MISTERIOSAMENTE NÓS TAMBÉM FICAMOS SEM INTERNET QUE RETORNOU MISTERIOSAMENTE APÓS A INVASÃO ao prédio da DASS, ou seja, após a saída de vocês. Logo a saída de vocês do acampamento no DEART foi bom para vocês e para os servidores do DEART, DDP E DASS

    ResponderExcluir
  2. Tipico funcionário assustado....não queremos que ninguem morra, nem a vergonha na cara. Não seremos nunca gratos a quem sonega serviços e ameaça artistas com cadeia. Acorde.

    ResponderExcluir