O QUE SOMOS?

Minha foto
Rio Grande do Norte
.“O chamado staff científico é composto por estudiosos de várias áreas, especialmente teóricos do teatro e antropólogos, ligados a universidade e centros de pesquisa. Podem participar das aulas práticas e atuam como dinamizadores nos chamados Gardens – grupos de trabalho em que se discutem temas ligados a antropologia teatral, os Gardens se destinavam instituir ao ar livre: A terceira parte da manhã destina-se ao trabalho com os grupos temáticos, designados Um Jardim de Luz e Sombras – a técnica das oposições, ou, mais simplesmente, Gardens (Jardins), como o chamávamos”... (MARIZ, 2008, p. 21. A ostra e a pérola)

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

[Por q o q ?]

Recentemente está cada vez mais evidente a lógica autoritária, e meramente tecnocrática na instituição UFRN, Prova viva disso são os cursos de humanas cada vez mais sucateados em relação aos altos investimentos de cursos tecnológicos. Percebe-se desda construção da universidade o temor das articulações dos setores de humanas e artes, por revelar um potencial crítico emancipatório nada agradável aos regimes autoritários - a ditadura militar e o atual totalitarismo mercantil. A falta de interesse em articulações estudantis é cada vez mais sensível, visto que além da não criação de espaços de convivência, percebe-se a precariedade da infra-estrutura - visibilidade do sucateamento feito pela lógica do lucro -: falta água nos bebedouros - quando há bebedouros -, circulares lotados, RU com limites e com preço alto, falta até papel higiênico nos banheiros, ou seja, cagam na nossa cara todo santo dia. Visto a necessidade de experimentar a vida acadêmica de forma livre, foram construídos autonomamente espaços de convivência, que suprissem nossas ânsias de criação, diálogo verdadeiro - e não os espetáculos das salas de aula -, enfim, espaços de liberdade. Estes que já são raros, são destruídos de forma brutal, a exemplo da "praça da soma" no setor 2, onde a árvore derrubada, revelou a natureza fascista das instâncias autoritárias da UFRN.Hoje (07/11), houve mais um ataque aos nossos espaços de sociabilidade, criatividade, liberdade. O Garden, localizado no DEART ( Departamento de Artes) foi atacado de forma covarde ( em horário que não havia atividades ), sem nenhuma motivação que não fôsse a de represália a livres expressões artísticas, dos que ousam experimentar a universidade como laboratório de teoria e práticas a serviço da libertação e não como uma vivência domesticadora e normatizada. Em resposta a esta violência, estamos ocupando a chefia do departamento de artes, cobrando esclarecimentos e providências, afirmando que: ELES PASSARÃO, NÓS PASSARINHO.
PISA LIGEIRO, QUEM NÃO PODE COM A FORMIGA NÃO ASSANHA O FORMIGUEIRO! Coletivo Autônomo Independente da UFRN

Um comentário:

  1. É triste ver que o nosso departamento não oferece nem o mínimo necessário como bons bebedouros e papel higiênico, entretanto, por mais humilde que ele seja ainda temos um teto sobre nossas cabeças e ele é importante para nós!
    Fico ainda mais triste em ver que os PRÓPRIOS ALUNOS veem o seu departamento com mesma a indiferença que a universidade. Por que estão depredando o pouco que temos? Por que estão GASTANDO DINHEIRO para destruir e não para melhorar? Se o DEART não tem nem papel higiênico, quem dirá que vai ter tinta para repintar tudo isso????????
    O DEART É PATRIMÔNIO PÚBLICO, ELE É SEU MAS TAMBÉM É MEU E EU QUERO O MEU DEPARTAMENTO LIMPO!

    ResponderExcluir